Como montar um plano de estudos ENEM?

Criar um plano de estudos ENEM é essencial para quem deseja alcançar uma boa pontuação no exame. E, mesmo que a edição de 2021 ainda não esteja com data marcada, você deve se preparar. 

Um bom cronograma de estudos deve estar personalizado com a sua rotina diária. Lembre-se que, os estudantes que começam a se planejar antecipadamente, estarão mais preparados no dia do exame. 

Bolsas de estudo com a nota do ENEM? Conheça o Vai de Bolsa e descubra as melhores: https://vaidebolsa.com.br/

O que é plano de estudos ENEM?

O plano de estudos ENEM é um cronograma montado pelo próprio estudante para se preparar até o dia do exame. Para montar o seu, é necessário incluir em sua rotina de estudos os conhecimentos que são cobrados nos cadernos. 

Esse plano deve contar com até quatro conteúdos obrigatórios para estudar durante o dia, distribuídos em um cronograma de segunda a sexta-feira. Nos sábados, o estudante separa o dia para analisar atualidades e melhorar sua técnica de redação.

Os estudantes podem checar quais são os assuntos mais cobrados nas edições do exame, montando o seu plano de estudos ENEM a partir disso. Existem plataformas que também criam esse cronograma, facilitando ainda mais seus estudos. 

De qualquer maneira, o seu objetivo é organizar os conteúdos e encaixar seus estudos com suas atividades rotineiras. Lembre-se que o plano de estudos ENEM é como um mapa, o qual te guiará até o dia do exame. 

Como montar um plano de estudos?

Antes de mais nada, tenha em mente que nenhuma rotina é igual a outra. Com isso em mente, crie o seu planejamento de acordo com o seu cotidiano, distribuindo os estudos em horários livres. 

1. Compreenda como é sua rotina

O primeiro passo para a criação de um plano de estudos ENEM é compreender como é sua rotina. Dessa maneira, você consegue saber quais horários estão livres para realizar seus estudos.

Leve em consideração o que foi e o que será feito em seu dia. É importante separar alguns minutos antes de seus estudos para organizar-se da melhor maneira, evitando distrações quando dar início a rotina. 

Para os estudantes que trabalham, isso pode ser um pouco mais complicado, pois a disponibilidade para estudar será menor. Mas não deixe que isso atrapalhe o seu objetivo, aproveite seus tempos livres e siga a rotina programada. 

2. Descubra quanto tempo você pode estudar com qualidade

Assim que conhecer sua rotina, veja quanto de seu tempo poderá ser utilizado para estudar com qualidade. Lembre-se que, quando o assunto é estudar, qualidade é melhor que quantidade. 

Não estipule longos períodos para estudar, determine algumas horas em que você conseguirá focar totalmente sua atenção. É importante que o estudante tenha períodos para relaxar ou descansar. 

Quando você decide estudar com qualidade e não quantidade, isso fará bem para a sua saúde. Além disso, o conteúdo também será melhor absorvido quando você não se sobrecarregar. 

Caso crie sua rotina para estudar durante a manhã, deverá ir para a cama em um horário mais cedo. Tenha em mente que todo o seu esforço valerá a pena quando você for aprovado em uma universidade.

3. Trace quais são os seus objetivos

O terceiro passo para criar um plano de estudos ENEM é traçar quais são os seus objetivos.

Todos os candidatos do exame consideram o principal ponto atingir uma boa pontuação no exame. Mas esse não é o único objetivo. 

Primeiramente, compreenda melhor sobre os conceitos:

  • Objetivo: O objetivo é abrangente, muito mais estratégico. E, nesse caso, diz respeito a conquistar uma vaga na universidade a partir da pontuação do exame;
  • Metas: São os pequenos objetivos que fazem com que o estudante consiga completar as suas ações e alcançar o seu objetivo. 

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Atualmente, a maioria das pessoas utilizam smartphones, computadores ou tablets diariamente. Quando a tecnologia é usada ao seu favor, será possível criar um plano de estudos ENEM e alcançar o seu objetivo. 

O mais interessante é que os alunos podem criar e modificar seus horários no momento que quiserem. E, com o acesso à internet, poderá conferir seu cronograma de estudos sempre que desejar. Isso facilita a organização de sua rotina de estudos. 

Algumas ferramentas que podem ser utilizadas a seu favor na criação deste cronograma são:

  • Google Agenda
  • Google Keep

Sem contar com aplicativos que disponibilizam conteúdos para estudar diretamente de seu smartphone. 

plano de estudos enem

5. Tire um momento para descansar

Criar um plano de estudos ENEM é algo essencial, principalmente para se organizar e atingir uma boa pontuação no exame. 

Mas ao seguir uma rotina de estudos, os alunos podem se sentir esgotados. Lembre-se de descansar, tanto seu corpo quanto sua mente. Reserve um dia da semana para isso. 

Também é importante incluir em sua rotina a prática de exercícios físicos. Quando você está saudável, seu corpo absorve todo o conteúdo que está sendo estudado da melhor maneira. 

Portanto, sempre que sentir a necessidade de descansar a sua mente, não hesite. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *